Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Workshop de Iniciação à Encenação | 16 e 17 de Julho | Formador: Pedro Penim

 

 

PÚBLICO ALVO
Estudantes de teatro, jovens encenadores (com primeira ou segunda obra no currículo), interessados no tema em geral.

OBJECTIVOS
Workhop destinado a experimentar simulações de possíveis encenações teatrais.
Através da apresentação e discussão de diversas metodologias e anti-metodologias usadas em diversas encenações profissionais, e recorrendo ao uso de diversos materiais textuais passíveis de serem encenados, criar-se-á um espaço onde se arquitecta, analisa e critica uma série de propostas criativas que visam a materialização de encenações teatrais. Pretende-se que o grupo possua uma bolsa de hipóteses que servirão de módulos para posteriores tentativas. Algumas delas serão postas em prática e experimentadas individualmente ou em conjunto (as que prometerem mais luta), outras ficarão como objetos de coleção (as que merecerem admiração), outras ainda apenas como “mises”:
muita laca, muito secador, mas pouca resistência às intempéries.

CONTEÚDOS

O método mais usado será a leitura, pesquisa, confronto de ideias, criação individual e criação colectiva: cada um dos intervenientes tomará para si a responsabilidade de todos os actos criativos, pretendendo-se que este envolvimento e dedicação pessoais se reflictam nas diversas propostas que vão sendo discutidas ao longo do workshop.
Explorar-se-á a ideia de comunidade, a necessidade de encontrar um espaço e criar um domínio estético e ético com o intuito de trilhar caminhos que questionem fronteiras e abram portas para um eventual processo criativo de encenação.
As “encenações” serão produto de um processo que se deseja o mais orgânico e total possível, de modo a abolir chavões como “obediência” ao texto, “interpretação” do texto ou “importância” do texto e assim não dar espaço a qualquer tentativa de hierarquização dos vários elementos que formam o todo do espetáculo.

HORÁRIO
10h às 13h e das 14h às 19h

HORAS
16h

VAGAS
16 Participantes
(mínimo 10)

ADMISSÃO
Os interessados deverão ter domínio aceitável da língua inglesa. Apresentação de cv.


PREÇO
Inscrição - 50€
Geral + 100 €

| comunidade restart: 20% desconto
| dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
| parceiros restart: 10% desconto

(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até uma semana antes do início

 

FORMADOR | Pedro Penim

Completou a sua formação teatral em 1998 na Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa.
É membro fundador e director artístico do Teatro Praga (www.teatropraga.com), companhia com a qual tem trabalhado e com a qual já recebeu diversos prémios na área do Teatro (Menção especial do Prémio Acarte 2003, Prémio Teatro na Década 2003, Prémio Teatro SIC 12 anos).
O seu trabalho como encenador e actor estende-se também à escrita, à tradução e à formação (Escola Superior de Teatro e Cinema, Balleteatro, e.o.) e já foi apresentado por todo o território português e noutros países da Europa como França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Eslováquia, Eslovénia e Hungria.
Foi encenador convidado pelos Capitals / Fundação Calouste Gulbenkian (em conjunto com outros cinco encenadores portugueses), nos Capitals in discussion, dirigido por Jan Ritsema e Bojana Cvejić e do projecto It Will Be What We Make It (composto por um grupo internacional de teóricos e artistas).
Fora do Teatro Praga trabalhou com a companhia belga Tg.STAN (Point Blank, 1998), CAPITALS 2003 (Do It Yourself), Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Aberto, Cª de Teatro de Sintra, CITAC, e.o.

LINKS
www.teatropraga.com
www.artecapital.net
www.republicart.net
www.artinamericamagazine.com